quarta-feira, 16 de setembro de 2009

MEC suspende ingresso em dez cursos de Pedagogia

A Sesu/MEC (Secretaria de Educação Superior do Ministério de Educação) suspendeu o ingresso de alunos em dez cursos de Pedagogia do País. As instituições punidas obtiveram baixo desempenho nas avaliações federais. A medida cautelar entra em vigor a partir desta segunda-feira, 14 de setembro. Até que a qualidade dos programas seja comprovada, nenhuma delas poderá realizar vestibulares, tampouco processos de transferência internos ou externos.

Na lista de autuadas estão as instituições paulistas Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz e Faculdade de Ilha Solteira, além de outras duas do Mato Grosso do sul: Faculdades Integradas de Cassilândia e Faculdades Integradas de Paranaíba. O Distrito Federal também teve duas instituições punidas, a Faculdade Jesus, Maria, José e Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Por fim, aparecem as Faculdades Integradas Diamantino (MT), a Faculdade de Jandaia do Sul (PR) e o Instituto de Ciências Sociais e Humanas (GO).

As graduações, segundo o Ministério, estavam sob supervisão por terem obtido resultados insatisfatórios no Enade 2005 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Tanto no CPC (conceito preliminar de curso) como no IDD (indicador de diferença entre desempenhos) os cursos conquistaram notas 1 e 2 - na escala que vai de 1 a 5. Em 2008, os dez programas mantiveram os mesmos resultados.

Todas as instituições autuadas terão um prazo para implantar mudanças baseadas nas deficiências apontadas pelas avaliações do Inep (Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Caso não melhorem, poderão ter os pedidos de reconhecimento de cursos cassados

Escola Ignácio Hugo de Souza

Escola Ignácio Hugo de Souza