quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Servidores da Educação recebem orientações sobre gripe A

Em Quissamã, funcionários de todas as escolas municipais estão recebendo capacitação para recepcionar os alunos na volta às aulas. Em função da ameaça mundial da Gripe A, professores, pedagogos, serventes e merendeiras se reuniram, nesta segunda e terça-feira (03 e 04/08), no auditório da Prefeitura, para receberem orientações da Vigilância Sanitária. Nesta na quinta-feira (06/08), os motoristas e fiscais do transporte escolar serão preparados para a prevenção ao vírus.
Embora não haja casos da gripe na cidade, os educadores receberam orientações sobre medidas de precaução, fatores de riscos e uma breve apresentação sobre o que é o vírus da gripe H1N1, conduta e tratamento. Na ocasião foi distribuído folheto explicativo com telefones da Vigilância Sanitária (2768-2209) e Vigilância Epidemiológica (2768-1809) do município.
Na ocasião, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Karina Sardemberg, ressaltou os subtipos de gripe que assolaram a sociedade ao longo da história. Ela afirmou que a influenza A era prevista para acontecer primeiramente na Ásia, e não no México, como de fato ocorreu. “Estamos passando por algo previsível, não foi algo que nos surpreendeu. O que não se esperava é ser um vírus tão diferente dos outros”, destacou.
Além das dúvidas sanadas, foram recomendados cuidados como manter janelas das salas abertas e locais arejados, utilizar lenço de papel para cobrir a boca e nariz ao tossir, e lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel. Outros procedimentos aconselhados são evitar compartilhar alimentos, talheres e copos, limpar superfície de uso comum, como telefone e bancadas, e higienizar os laboratórios de informática das escolas a cada aula. “É bom que possamos estar por dentro dessa nova gripe. Além de prevenir na escola, podemos também explicar às crianças para que elas repassem as informações aos pais”, afirmou a professora do ensino fundamental, Zuléa Oliveira.
Com a continuação do período letivo, o município trabalhará no projeto pedagógico o tema “Cuidando da Saúde”, com ênfase na gripe A. Com o retorno às aulas adiado para 10 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação também ganha tempo hábil para providenciar material de logística que dificulte possível transmissão da gripe. “Esse adiamento foi necessário para que pudéssemos preparar as pessoas para a prevenção. Vamos cumprir todas as recomendações”, afirmou o secretário Arnaldo Mattoso.
Em função das mudanças no calendário, outros eventos também tiveram suas datas alteradas. O Pró-Letramento, que seria realizado nesta terça-feira (04/08), foi transferido para o dia 18 de agosto. O Sistema Municipal de Avaliação, previsto inicialmente para os dias 5, 6 e 7 de agosto foram adiados para o final do mês. A reunião de diretores vai acontecer nos próximos dias 6, 7 e 8 de agosto. Já a alfabetização bilíngüe foi mantida para esta quarta-feira (05/08).
Esta matéria se encontra no site: www.quissama.rj.gov.br

Escola Ignácio Hugo de Souza

Escola Ignácio Hugo de Souza